Bem vindo(a)!

O mundo se despede do Papa Francisco

                                    Foto Vatican News Na manhã deste dia 21 de abril de 2025 o mundo se despede do Papa Francisco, um líder espiritual que marcou sua época com humildade e sensibilidade diante de um mundo dividido. Cardeal Orani João Tempesta, O. Cist. - Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ Desde sua eleição em 2013, Jorge Mario Bergoglio encantou fiéis e não fiéis com sua mensagem de misericórdia, justiça social e amor ao próximo. Seu papado foi caracterizado por uma proximidade singular com os mais pobres, uma visão renovada sobre o papel da Igreja e reformas que buscaram tornar a instituição mais transparente e inclusiva.    Uma das primeiras grandes paradas de seu pontificado foi no Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, aqui no Rio de Janeiro quando tivemos a graça de recebê-lo por uma semana. Com um sorriso acolhedor e palav...

Biblioteca Municipal debate fé e racismo em noite especial sobre Novembro Negro

 


Há décadas o mês de novembro tem se tornado referência para atividades que inspiram a luta, resistência e, principalmente, a rebeldia do povo negro. Pensando nisso, a Biblioteca Municipal criou um momento de amplo debate e de discussão em torno da sociedade igualitária que queremos e dos caminhos para construí-la.

Na noite da última terça-feira, entre as estantes cheias de livros, muita arte e conscientização. Coordenada por Taline Sá, a noite, que teve a fé como tema central, começou com uma importante reflexão sobre falas racistas repetidas cotidianamente. Sobre cor, cabelo, estereótipos e a ideia de que há raças inferiores dentro da raça humana. Sobre preconceito, racismo e a dor causada por isso tudo.

Em seguida, parte do corpo de baile da Escola Dina Cardozo apresentou uma dança Afrobrasileira. Três meninas levaram cultura e beleza sob o ritmo dos tambores africanos. Ao final, Dina falou sobre sua experiência de mulher preta que se formou em uma universidade predominantemente branca e elitizada e sobre a dificuldade muitas vezes encontrada para criar filhos negros no meio de uma sociedade que ainda vive os absurdos do racismo estrutural.

Foi uma noite de cultura, arte, beleza, mas também de luta e conscientização.

Ascom Prefeitura Municipal de Itapetinga 

Galeria de Fotos 










Comentários