Bem vindo(a)!

Piloto faz pouso forçado de avião na BR-101 em SC

  ND+ Conteúdos              Fotos: Mikael Melo/NDTV Avião de pequeno porte saiu de Guaramirim e estava sobrevoando a cidade de Guaruva, no Norte do Estado, onde realizou o pouso neste sábado (5) Um pouso forçado de avião na BR-101 chamou a atenção neste sábado (5). A aeronave, que saiu de Guaramirim e estava sobrevoando Garuva, no Norte de Santa Catarina, precisou aterrissar depois de uma pane no motor. Em entrevista à  NDTV Record , o piloto da aeronave afirmou que o tempo entre a pane e o pouso foi de “cerca de três minutos”. Estavam a bordo o piloto e o proprietário do avião. Ambos saíram ilesos. Ainda de acordo com detalhes obtidos pela reportagem no local, o avião tem 800 horas de voo e, desde a última revisão da aeronave, foram apenas sete horas de voo que antecederam o pouso forçado de avião na BR-101. Ainda no relato, os ocupantes afirmaram que nunca tinham passado por uma situação parecida. Um mecânico foi até o local para...

Ômicron: OMS diz que nova variante de coronavírus é “preocupante”



A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera “preocupante” a nova variante da Covid-19, batizada de “ômicron“, e reforçou a necessidade do uso de máscara e distanciamento social.


De acordo com a OMS, a ômicron tem um número alto de mutações (ao menos 50), e alguns indícios mostram que pode haver um risco maior de reinfecção e transmissão.


O total de novos casos da ômicron está crescendo na África do Sul, mas o Ministério da Saúde do Brasil apontou que até agora não há nenhum diagnóstico da nova variante no País. Na visão da OMS, a vacinação no Brasil “provavelmente” ajudará no combate a doença.

O que os cientistas sabem até agora sobre  a nova variante do coronavírus é que essa cepa possui uma série de mutações que a torna mais transmissível, justamente em contexto de recorde de casos diários na Europa.


Por esse motivo, já nesta sexta (26) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nota técnica recomendando que o governo brasileiro adote medidas de restrições para voos e viajantes vindos de seis países africanos, onde a variante teria surgido.


Entre os países listados pela Anvisa, estão Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue, além da África do Sul. A efetivação das medidas depende de portaria interministerial. Mas a variante já foi detectada na Bélgica e em Hong Kong.


Foram localizadas 50 mutações no total na Ômicron

Em entrevista coletiva a jornalistas, o diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação na África do Sul, Tulio de Oliveira, disse que foram localizadas 50 mutações no total na nova variante, sendo mais de 30 na proteína spike, a responsável pela entrada do vírus nas células e alvo da maioria das vacinas contra a covid-19.


Com esse número, as alterações que a tornam mais transmissíveis são duas vezes maiores do que a da variante Delta, a última que causou temor e gerou ondas de contaminação pelo mundo.

Oliveira, que é brasileiro, disse que a ômicron carrega uma “constelação incomum de mutações” e é “muito diferente” de outros tipos que já circularam.



*Com informações 


https://www.suno.com.br/noticias/omicron-nova-variante-coronavirus-covid-oms/


Comentários