Bem vindo(a)!

Piloto faz pouso forçado de avião na BR-101 em SC

  ND+ Conteúdos              Fotos: Mikael Melo/NDTV Avião de pequeno porte saiu de Guaramirim e estava sobrevoando a cidade de Guaruva, no Norte do Estado, onde realizou o pouso neste sábado (5) Um pouso forçado de avião na BR-101 chamou a atenção neste sábado (5). A aeronave, que saiu de Guaramirim e estava sobrevoando Garuva, no Norte de Santa Catarina, precisou aterrissar depois de uma pane no motor. Em entrevista à  NDTV Record , o piloto da aeronave afirmou que o tempo entre a pane e o pouso foi de “cerca de três minutos”. Estavam a bordo o piloto e o proprietário do avião. Ambos saíram ilesos. Ainda de acordo com detalhes obtidos pela reportagem no local, o avião tem 800 horas de voo e, desde a última revisão da aeronave, foram apenas sete horas de voo que antecederam o pouso forçado de avião na BR-101. Ainda no relato, os ocupantes afirmaram que nunca tinham passado por uma situação parecida. Um mecânico foi até o local para...

Comissão promove nova audiência sobre projeto que trata de ações antiterroristas

A proposta, do deputado Vitor Hugo (PSL-GO), cria um Sistema Nacional Contraterrorista (SNC) para coordenar ações de inteligência, a fim de prevenir a formação de células terroristas no Brasil e treinar a atuação durante ou logo após um eventual atentado.


O texto não exclui a atribuição da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a execução das atividades de prevenção e acompanhamento estratégico do terrorismo, por meio da coleta e da busca de dados de inteligência e da produção de conhecimento.


A proposta sofre críticas porque protestos e movimentos sociais poderiam ser classificados como atos terroristas com a nova lei.


O autor do projeto afirma que o objetivo do projeto é salvar vidas e preservar o patrimônio. Vitor Hugo nega a intenção de criminalizar manifestações políticas: “Não é interesse nosso cercear a capacidade dos movimentos sociais de expressar pacificamente as suas posições".


Em audiência realizada nesta quinta-feira (26), debatedores pediram mais clareza na proposta.


Na semana anterior, especialistas ouvidos pela comissão alertaram para a possibilidade de o Brasil sofrer o repúdio de outros países caso a medida seja aprovada. Segundo eles, o texto amplia o conceito de terrorismo em relação ao que é adotado internacionalmente.


Convidados
Foram convidados para o debate desta sexta:
- o presidente da Associação dos Servidores da Abin, Edson Lima;
- o representante da Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares, Cláudio de Jesus;


- o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Edvandir Felix de Paiva;
- o representante da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, Elias Miler;
- o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, André Luiz Gutierrez; e
- o presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais, Marcelo de Azevedo.


Roteiro de trabalho
A comissão especial foi instalada no final de junho e é presidida pelo deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES). De acordo com o plano de trabalho apresentado pelo relator, deputado Sanderson (PSL-RS), o parecer preliminar deve ser apresentado na última semana deste mês. A discussão e a votação do texto estão previstas para o início de setembro.

Da Redação - MO

Agência Câmara de Notícias

Comentários