Veja o que é e qual a importância do marketing pessoal para a sua carreira
(Imagem divulgação /Google/Internet) O marketing pessoal é uma estratégia que vem sendo amplamente utilizada por inúmeros profissionais de diversas áreas.
Diferentemente do branding pessoal - técnica utilizada para realizar uma promoção pessoal com estratégias semelhantes à de uma marca ou empresa -, o marketing pessoal busca difundir publicamente suas habilidades profissionais.
Mais do que isso, as táticas utilizadas para este objetivo buscam fazer com que você seja lembrado e conhecido no mercado de trabalho por suas conquistas, estudos e experiências.
O segredo para o marketing pessoal é conseguir identificar e divulgar o que há de mais notório na sua carreira e desenvolver estratégias que permitam que estes itens sejam devidamente explorados.
A ideia é que, por mais que você já tenha realizado inúmeras conquistas profissionais e estudados nas melhores universidades, com os cursos mais atualizados do mercado, de nada adiantará se coordenadores, recrutadores e profissionais do RH não tiverem acesso ao seu currículo.
Qual a importância do marketing pessoal?
O mercado de trabalho brasileiro, principalmente nas capitais dos estados, tem se tornado cada vez mais competitivo e com alto potencial de comparação de profissionais.
Segundo o IBGE, pessoas que possuem uma graduação em território nacional cresceram de 4,4% para 7,9% nos últimos anos. Suficiente para tornar a disputa por vagas e promoções mais acirrada, estes dados demonstram a importância de se ter um destaque profissional planejado e focado em um objetivo final.
Cada vez mais essencial para a empregabilidade, o marketing pessoal é de suma importância para a carreira tanto de pessoas que estão entrando no mercado de trabalho, como para quem busca uma recolocação.
É preciso demonstrar que você consegue colocar seus estudos em prática e, além disso, como você costuma trabalhar no seu dia a dia. Como você se comporta, quais são os seus valores, como você se comunica e quais são seus anseios futuros.
A base do marketing pessoal é o destaque das suas competências. Cada detalhe importa e é aí que você pode garantir a sua vantagem sobre outros profissionais da mesma área.
Não existe uma carreira específica para que o marketing pessoal seja indicado, qualquer pessoa de qualquer área deve se atualizar e se manter visível para o mercado de trabalho de maneira inovadora, contemporânea e objetiva.
Como desenvolver uma estratégia de marketing pessoal
1. Trace seu objetivo
Algumas dicas podem ser cruciais para que você desenvolva um bom marketing pessoal. Assim como marcas e empresas, o primeiro passo é o de identificar qual é a sua missão, visão e valores.
Com este conjunto de informações, recrutadores podem ter uma noção muito mais clara sobre a mensagem que você quer passar e quais são os seus propósitos.
2. Utilize as redes sociais a seu favor!
Do Linkedin ao Facebook, considere criar perfis profissionais para que você consiga compartilhar informações, aumentar seu alcance e se destacar por conteúdos relevantes.
Promova-se, invista no seu perfil e planeje maneiras de fazer com que você ganhe destaque de maneira orgânica.
3. Faça uma autoanálise
Já ouviu falar em matriz SWOT? Separe algumas horas do dia para elencar seus pontos altos e baixos. Identifique o que você precisa para ampliar questões que poderão te destacar no mercado de trabalho, mas que até agora não foi dada a devida atenção.
Conhecer quais são as suas qualidades e defeitos te ajudarão no seu autoconhecimento e a entender onde trabalhar para melhorar suas chances de contratação.
4. Aprimore seus conhecimentos constantemente
Trabalhe com coerência e mantenha-se sempre atualizado. Assim como a comunicação é crucial para um bom profissional, prestar atenção no que acontece com a sociedade, com a geopolítica mundial, com as principais áreas de interesse do Brasil.
Ser considerada uma pessoa atualizada e interessada em assuntos contemporâneos mostra o quanto você conseguirá ter uma visão ampla de trabalho e potencial criativo para soluções de problemas.
5. Mantenha uma boa relação pessoal
O network é muito mais fácil e prático no ambiente online, mas nunca deixe de lado as vivências pessoais.
Participe de palestras, seminários, workshops e cursos rápidos. Webinars e conversas online também serão ótimos para aumentar a sua rede de contatos profissionais e realizar um network de qualidade.
Troque e-mails, cartões de visita, adicione profissionais qualificados nas suas redes sociais e as mantenha atualizadas.
6. Invista na própria imagem
Crie uma imagem virtual que seja compatível com o seu perfil profissional e, além disso, invista fortemente no seu currículo.
Tenha um site interativo para que você consiga divulgar conteúdos relevantes para a sua própria imagem.
Existem opções gratuitas e acessíveis para o desenvolvimento de um portfólio online que funciona, é criativo e demonstra a importância dada para a construção do seu perfil profissional.
Currículo atualizado e a sua relevância para o marketing pessoal
Grande parte da notoriedade conseguida pelo marketing pessoal está diretamente relacionada com o seu currículo e o quão atualizado ele é.
Existem esforços que podem fazer a diferença no destaque dos seus conhecimentos e referências profissionais. Demonstrar esforço, importância e dedicação em se renovar e continuar aprendendo é crucial para um bom profissional.
A internet tornou mais acessível e didático inúmeros conteúdos expressivos para qualquer tipo de carreira e área de atuação.
Os cursos online com certificado são uma saída inteligente e disponível em diversos formatos, profundidades de assunto e campos de trabalho. O mundo online mudou as dinâmicas do mercado e criou ainda mais exigências para os profissionais.
Amplie seus conhecimentos, invista na sua carreira e faça com que o seu marketing pessoal seja embasado e pertinente. Pesquise sobre o futuro da sua área, esteja antenado no que está por vir e saia na frente de outros profissionais.
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