(
Foto Reprodução por vídeo/Facebook/Repórter Neildes Oliveira)
Apesar das recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) em relação ao isolamento social relacionado ao Coronavírus, a população continua socializando normalmente como se nada estivesse acontecendo.
A situação vai de encontro as recomendações médicas de que reduzir exposição é a maneira de diminuir contaminação ficando em casa.
Nas primeiras horas dessa sexta-feira (20) em Itapetinga,cidade localizada no sudoeste da Bahia,era possível flagrar aglomerações de pessoas desinformadas em filas enormes em bancos, casas lotéricas,igrejas,bares etc...
As últimas informações apontam que existe um caso suspeito de coronavírus na cidade,essa informação teria vindo através da assessoria do prefeito Rodrigo Hagge,onde o mesmo havia decidido emitir decreto limitando o convívio social na cidade determinando a suspensão de atendimento em repartições públicas com algumas exceções excepcionais.
Mesmo pedindo que se limite os contatos sociais para evitar a contaminação com a pandemia por coronavírus , a vida parece seguir igual por aqui,a ficha ainda não caiu,esperamos que apos o fechamento desta matéria possa mudar as coisas por aqui.
Como se prevenir do coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus.
Entre as medidas estão:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Evitar contato próximo com pessoas doentes.
Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95 diz matéria em site.
Comentários