Bem vindo(a)!

Ney Latorraca: morre ator, aos 80 anos, e famosos lamentam

  UAI Conteúdos                             (foto: Reprodução Instagram) Ney Latorraca morreu em decorrência de uma sepse pulmonar, consequência do agravamento de um câncer de próstata Morreu o ator  Ney Latorraca , de 80 anos, nesta quinta-feira (26). Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro na clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. O artista foi vítima de um câncer de próstata e morreu de uma sepse pulmonar.    Ney foi diagnosticado com a doença em 2019, chegou a ser operado e retirou a próstata. O câncer, no entanto, voltou em agosto deste ano, já com metástase – processo em que as células cancerígenas se desprendem do tumor original e se espalham para outras partes do corpo. Nas redes sociais, famosos como  Sônia Abrão ,  Marcelo Médici ,  Enrique Diaz  lamentaram a morte de Ney. "Que grande ator! Que grande perda no apagar das luzes de 2024",...

Mostra Cinema Conquista: exibição de filmes e atividades formativas

     Foto: Rafael Flores

Por mais um ano consecutivo, o fotógrafo Arthur Garcia confere de perto a programação da Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema. São mais de dez anos acompanhando as exibições de curtas e longas-metragens realizadas pelo evento, que está acontecendo em Vitória da Conquista, pela 13ª vez, desde o último domingo, 4, com o apoio institucional da Uesb.

“A Mostra, pra mim, é um evento sensacional aqui de Vitória da Conquista, porque, como fotógrafo, gosto muito de assistir filmes para poder me inspirar e inspirar o meu trabalho”, afirmou Garcia. Para ele, a Mostra é uma atividade bastante relevante para a cultura no interior da Bahia.

“A Mostra vem para fortificar o cinema, como uma arte plena, que nos faz pensar, discutir o mundo e abrir a mente”, comentou.O fotógrafo ainda destacou que o evento possibilita o acesso a uma filmografia singular, que não é encontrada, normalmente, nos circuitos comerciais.

 Sobre esse ponto, o coordenador geral da Mostra, Esmon Primo, ressalta que o evento, desde a sua primeira edição, busca trazer filmes nacionais diferenciados, que fogem ao perfil comercial e mercadológico do país, a exemplo dos documentários.

Esmon Primo também comentou sobre a preocupação da Mostra em exibir filmes com recorte voltado para o atual momento do Brasil e do mundo. “O cinema sempre esteve antenado ao seu tempo, como um farol que circula e aponta para todos os lados. 

Então, na Mostra, não poderia ser diferente”, declarou o coordenador. “Nós temos filmes indígenas, com e sobre as mulheres, feitos por mulheres, filmes de temáticas que abordam a ansiedade de uma comunidade e de um país, filmes sobre os movimentos sociais, entre tantos outros”, completou Esmon.

Pensar o Cinema – A Mostra Cinema Conquista vai além da exibição de filmes. O evento possui ainda um caráter formativo. Para isso, conta com uma programação acadêmica, composta por conferências, debates, lançamentos de livros, curso e oficinas. 

“O interesse da Mostra Cinema Conquista não é apenas exibir filmes, mas também discutir esse cinema e permitir ao espectador que vem para a Mostra ampliar sua formação em cinema e audiovisual”, afirma Euclides Santos Mendes, coordenador de atividades acadêmicas e formação.

Até a próxima sexta, 9, a Mostra irá exibir 21 longas e 29 curtas no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, no Centro da cidade. E, no intuito de fazer com que o evento atinja um maior número de pessoas, as exibições também estão acontecendo na Praça CEUS J. Murilo, localizada no bairro Alto Maron, e em escolas municipais dos distritos de São Sebastião, Pradoso, Inhobim, Iguá e Bate Pé. 

Para conferir a programação completa do evento, clique aqui.

http://www2.uesb.br/noticias/mostra-cinema-conquista-exibicao-de-filmes-e-atividades-formativas/