Bem vindo(a)!

Piloto faz pouso forçado de avião na BR-101 em SC

  ND+ Conteúdos              Fotos: Mikael Melo/NDTV Avião de pequeno porte saiu de Guaramirim e estava sobrevoando a cidade de Guaruva, no Norte do Estado, onde realizou o pouso neste sábado (5) Um pouso forçado de avião na BR-101 chamou a atenção neste sábado (5). A aeronave, que saiu de Guaramirim e estava sobrevoando Garuva, no Norte de Santa Catarina, precisou aterrissar depois de uma pane no motor. Em entrevista à  NDTV Record , o piloto da aeronave afirmou que o tempo entre a pane e o pouso foi de “cerca de três minutos”. Estavam a bordo o piloto e o proprietário do avião. Ambos saíram ilesos. Ainda de acordo com detalhes obtidos pela reportagem no local, o avião tem 800 horas de voo e, desde a última revisão da aeronave, foram apenas sete horas de voo que antecederam o pouso forçado de avião na BR-101. Ainda no relato, os ocupantes afirmaram que nunca tinham passado por uma situação parecida. Um mecânico foi até o local para...

Bahia tem 3 das 10 cidades do Brasil com maior risco de Aedes Aegypti

TCU alertou para baixo nível de capacidade de gestão das secretarias de saúde


Três das dez cidades brasileiras com maior risco de doenças contraídas pelo mosquito Aedes Aegypti estão na Bahia. A informação foi divulgada nesta terça-feira (27) pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 
O TCU informou que, no processo de acompanhamento das ações do Ministério da Saúde para a prevenção, controle e combate ao mosquito Aedes Aegypti e às doenças por ele transmitidas, o TCU aponta que alguns municípios podem se encontrar em situação de maior risco. São citados: Rio de Janeiro, Itabuna (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Goiânia (GO), Cruzeta (RN), Guamaré (RN), Rafael Godeiro (RN), Itaju do Colônia (BA) e Jaguarari (BA).
O TCU alertou, em comunicado, também, para o baixo nível de capacidade de gestão das secretarias de saúde estaduais e municipais, o que exige a criação de estratégias mais adequadas da pasta no intuito de melhorar essa situação.
 
De acordo como relator do TCU, ministro Bruno Dantas, o Ministério da Saúde deverá apresentar, em 30 dias, as medidas adotadas ou em adoção para melhorar as políticas em curso e que contemplem as questões elencadas no relatório aprovado na última sessão.
Procurada pelo CORREIO, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que, em 2018, o Ministério da Saúde recomendou a realização de quatro Levantamentos de Índice Rápido (LIRAa).
“Já foram realizados os 4 LIRAa preconizados para este ano (fev-mar / mai-jun / jul -set / out – nov). Salientamos que os dados só podem ser publicados após validação pelo Ministério da Saúde. Deste modo, estamos enviando os dados já validados. Estamos reenviando também planilha com os municípios que apresentaram os maiores [Índices de Infestação Predial] IIP durante o 3º LIRAa 2018. Neste momento, estamos aguardando a validação pelo Ministério da Saúde dos dados do 4º  e último  LIRAa  de 2018 (out-novembro de 2018)”, afirmou a Sesab, em nota. 


 * CORREIO

https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bahia-tem-3-das-10-cidades-do-brasil-com-maior-risco-de-aedes-aegypti/