Visando conscientizar a população e multiplicar informações sobre essa doença em nosso país, educadores do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, pensaram no projeto de intervenção, em nível local, no qual os próprios alunos, após pesquisa sobre o tema, serão os agentes multiplicadores da causa.
Inicialmente será realizada uma pesquisa de campo sobre o câncer de mama em nosso município, Itapetinga-BA. Essa pesquisa nos fornecerá dados locais em relação ao conhecimento sobre forma de prevenção, que servirá de base para o planejamento da etapa seguinte do projeto que funcionará como uma Intervenção.
A Segunda etapa funcionará como uma Campanha Educativa sobre a temática do câncer de mama, em que serão desenvolvidas algumas atividades de intervenção no centro da cidade, como panfletagem; distribuição de material informativo e de campanha produzido pelos alunos envolvidos, que ocorrerão no dia 03 de outubro de 2017.
O projeto será desenvolvido sob a coordenação dos professores Erasmo Silva (Matemática), Lúcia Cristina Leal (Biologia), Nosleide Almeida (Física), Juscilaine Prado (Química) e Thaíse Sá (Sociologia), Alan Almeida Queiroz (Química), com o apoio da Coordenação (Maria Auxiliadora Tavares e Roselaine Ferraz) e da Direção do Colégio (Liliana de Jesus, Carlito Alves, Edson Vieira e Vera Lúcia).
A ideia do
Projeto Modelo Rosa é do educador e professor Erasmo Silva, muito inteligente, capaz, que colocou em discussão em sala de aula e a aceitação foi unânime. Professor e alunos decidiram trabalhar em conjunto e o projeto foi tomando corpo, recebendo adesão de outros professores e da direção do referido colégio…
A Programação do Projeto Modelo Rosa consiste em: Distribuição de 10 mil panfletos e 1000 laços rosas no centro da cidade sobre o tema da referida campanha. Contará com um Stand em frente a 1ª Igreja Batista (Praça Augusto de Carvalho), para aferição de pressão, teste de glicemia, distribuição do material da campanha, presença de técnicos da área de saúde, entre outros serviços.
Os alunos farão na próxima semana uma pesquisa de campo com aproximadamente 2000 mulheres em diversos bairros de Itapetinga e no próximo dia 03/10, os alunos estarão no Labor realizando pesquisas e ministrando palestras a cada 30 minutos sobre o câncer de mama, com o acompanhamento do proprietário. (Lucinho)…
Justificativa
O desenvolvimento do projeto Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino visa conscientizar a população de Itapetinga para a importância do exame e da prevenção ao câncer de mama. Além disso, propõe transformar alunos do 1º ano do nosso colégio em multiplicadores da causa em prol do combate à doença através de atividades de pesquisa e atividades informativas.
Objetivo Geral
Divulgar os direitos assegurados pela Lei Federal nº 11.664, de 29 de abril de 2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento dos cânceres de mama e do colo uterino, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
Objetivos Específicos
Alertar as mulheres sobre o câncer de mama e de colo uterino;
Divulgar informações acerca da detecção precoce (identificação de alterações suspeitas e recomendação de realização do exame);
Oportunizar as mulheres de Itapetinga esclarecimentos para que as mesmas possam realizar seus exames.
O Projeto Modelo Rosa será desenvolvido em parceria com: Polícia Militar (8ª CIPM) / COMUTRAN / GCM / CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER (CRM) / CDL / NÚCLEO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO (NTE 08) / NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE / IPAM / GRUPO GUERREIROS DE JUDÁ DA 2ª IGREJA BATISTA (SIBI) / CIED / GRUPO DE RESGATE ANJOS DO ASFALTO / OMEI / LABOR / EDUARDO FISCINA (CORDEL) / FARMÁCIAS CAMACÃ E 24 HORAS / ACSA / ESPAÇO ANIMAL / PREVE / SANNY CURSOS, TAXISTAS DA PRAÇA AUGUSTO DE CARVALHO / ENTRE OUTRAS INSTITUIÇÕES…
Parabéns aos agentes envolvidos no referido projeto, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, aos alunos, professores e educadores pela importância do seu conteúdo, do trabalho preventivo e da prestação de serviço!
ASCOM do Projeto Modelo Rosa
itapetinganamidia