Lewis Hamilton comemora vitória no GP do Canadá (Foto: Reuters)
Sebastian Vettel teve nas mãos a vitória no GP do Canadá, válido pela 7ª etapa da temporada 2016 da Fórmula 1. Partindo de terceiro, o alemão da Ferrari engoliu as Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg na largada e assumiu a liderança da prova já na primeira curva. Mas a escuderia de Maranello desperdiçou a chance de vencer a primeira no ano ao apostar em uma estratégia de dois pit stops, contra um das Flechas de Prata. Após a segunda parada do tetracampeão, Hamilton empurrou o alemão para segundo e administrou a corrida até a bandeira quadriculada para vencer a segunda seguida e colocar, de vez, pressão no líder do campeonato e companheiro de time, Nico Rosberg.
Isso porque Rosberg teve um dia para esquecer. Começou em segundo, levou a pior em um toque roda a roda com o próprio Hamilton na primeira curva e caiu para décimo. Na parte final, precisou fazer mais uma parada nos boxes por causa de um leve furo de pneu e, na última volta, ao tentar passar Max Verstappen (RBR), rodou, chegando apenas em quinto e marcando 10 pontos. Restando 12 etapas para o fim, a diferença entre Rosberg e Hamilton caiu de 24 para 9 pontos.
Confira a classificação completa.
Massa abandona e não pontua pela 1ª vez no ano. Bottas sobe ao pódio
Quem agradeceu foi Valtteri Bottas. O companheiro de Felipe Massa na Williams fez uma corrida impecável e, apostando em uma tática de apenas uma parada, abocanhou um lugar no pódio, em terceiro. Já Massa não teve motivos para comemorar. Abandonou por problemas no motor quando se encontrava na 7ª colocação e deixou de pontuar pela primeira vez no ano. O domingo, definitivamente, não foi bom para os brasileiros. Felipe Nasr, da Sauber, foi tocado por Kevin Magnussen (Renault) na primeira volta, caiu para último e chegou em 18º, à frente apenas de Rio Haryanto (Manor) dentre os que completaram a prova.
Pelo rádio, Hamilton fez uma homenagem à lenda do boxe Muhammad Ali, que morreu no início do mês, citando a famosa frase: "Flutue como uma borboleta, pique como uma abelha", disse. E ao sair do carro, voltou a reverenciar o ex-boxeador, imitando a dancinha que ele fazia nos ringues. A Fórmula 1 volta já na semana que vem, com o GP da Europa, disputado pela primeira vez nas ruas de Baku, capital do Azerbaijão.
RESULTADO DO GP DO CANADÁ DE FÓRMULA 1 DE 2016 (Foto: Reprodução)
Largada: Partindo de 3º, Vettel surpreendeu as duas Mercedes e pulou para a ponta. Pole, Hamilton acabou tocando roda com roda com Rosberg ao tentar defender o segundo lugar. Quem levou a pior foi o alemão da Mercedes, que saiu da pista e acabou despencando para nono, atrás de Alonso. Massa, que largou em oitavo, subiu para sétimo. Já Nasr, que começara em 18º, foi tocado por Magnussen, rodou e caiu para último.
1/70: Líder da corrida, Vettel errou a freada da última curva do circuito e teve que cortar a chicane. Mesmo assim, conseguiu se manter na frente. Hulk ganhou as posições de Alonso e Rosberg e subiu para oitavo. Após a primeira volta, a classificação era a seguinte: Vettel, Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Raikkonen, Bottas, Massa, Hulkenberg, Rosberg e Alonso.
3/70: Rosberg ultrapassou Alonso e passou para nono.
7/70: Lá na frente, Vettel mantinha uma vantagem de cerca de 1s para Hamilton. Mais atrás, Rosberg, o nono, saiu da pista na chicane final e perdeu contato com o oitavo colocado Hulkenberg. Enquanto isso, Massa se distanciava na sétima posição.
10/70: RBR pede para Max Verstappen, 3º colocado, dar passagem para Daniel Ricciardo. Mas pilotos não trocam de posição.
11/70: Com um princípio de incêndio no motor, Jenson Button (McLaren) abandonou. O safety car virtual foi acionado.
12/70: Vettel aproveitou o período de safety car virtual, onde os pilotos precisam respeitar um limite de velocidade, para antecipar seu primeiro pit stop. Alemão trocou os ultramacios (faixa roxa) por supermacios (faixa vermelha) e retornou em quarto. Assim, Hamilton assumiu a ponta, seguido por Verstappen e Ricciardo. Vale lembrar que, como os pneus macios (amarelo) são obrigatórios na prova, Vettel ainda precisaria parar mais uma vez. Sexto, Raikkonen também parou e voltou em 14º e adotou tática igual ao do companheiro. Com isso, Massa subiu para sexto. Rosberg, por sua vez, deixou Hulk para trás e passou para oitavo.
17/70: Com um pit stop a mais, Vettel coloca por dentro de Ricciardo no hairpin e assume o terceiro lugar.
18/70: Um giro depois, alemão da Ferrari engoliu Verstappen na reta oposta e pulou para segundo. Enquanto isso, Raikkonen escalava posições e já aparecia entre os dez primeiros. Já Rosberg tentava pressionar Massa na briga pelo sexto lugar.
19/70: Jolyon Palmer (Renault) recolheu para a garagem. Fim de prova para o britânico.
21 a 24/70: Verstappen, Ricciardo, Bottas, Massa e Rosberg fazem suas paradas e colocam pneus macios (faixa amarela). Hamilton prefere seguir na pista e lidera, seguido por Vettel, Verstappen, Raikkonen, Ricciardo, Bottas, Pérez, Rosberg, Massa e Hulk.
25/70: Hamilton, enfim, faz seu pit stop e retorna em segundo. Vettel reassume a liderança, com 13s de vantagem para o britânico. Rosberg passa Pérez e sobe para sétimo.
34/70: Raikkonen para mais uma vez nos boxes e coloca os pneus macios (faixa amarela). Finlandês da Ferrari retorna em oitavo, atrás de Massa.
36/70: Mais veloz que Vettel, Hamilton reduziu a desvantagem para o alemão para menos de 10s.
37/70: Felipe Massa, que estava em sétimo, recolheu para a garagem e abandonou a corrida.
38/70: Por causa da obrigatoriedade do uso dos pneus macios, Vettel precisou parar mais uma vez nos boxes. Antes com cerca de 10s de vantagem para Hamilton, o alemão retornou 8s atrás do britânico, novo líder. Agora com pneus novos, ele teria 31 voltas para caçar o piloto da Mercedes
39/70: Ricciardo errou a freada da chicane final e acabou perdendo o quarto lugar para Bottas na curva 1. Perdendo ritmo, o australiano fez outro pit stop na volta seguinte. E perdeu mais tempo pois a RBR demorou novamente nos boxes. Piloto voltou em sétimo.
41/70: Com pneus mais novos, Vettel passou a imprimir ritmo mais forte que Hamilton e reduziu a diferença para 6 segundos.
46/70: Em quinto, atrás de Bottas, Rosberg perguntava à Mercedes a respeito de algum problema em seu carro, já que diversos alertas piscavam em seu volante.
47/70: Em quinto, mas com vantagem segura para Raikkonen, Verstappen preferiu fazer mais um pit stop e colocou um novo jogo de pneus macios.
50/70: A 20 voltas do fim, Vettel reduziu a desvantagem para Hamilton para menos de 5 segundos.
52/70: Por causa de um pequeno furo no pneu, que o fazia perder pressão a cada volta, Rosberg precisou ir para os boxes, colocou outro jogo de compostos macios e voltou em 7º.
57/70: Com a faca nos dentes para tentar se aproximar de Hamilton, Vettel perdeu o ponto de freada da chicane final, passou reto e viu a vantagem subir para quase 6s.
58/70: Com pneus mais novos, Rosberg ultrapassa Raikkonen e sobe para quinto.
60/70: Enquanto Hamilton administrava a ponta com tranquilidade, Vettel tentava desesperadamente alcançar o inglês. O alemão, porém, voltar a errar a chicane final e viu a diferença subir para 7s. Após mais um erro, o piloto da Ferrari parece ter aberto mão da luta pela vitória.
65/70: Rosberg colou no quarto colocado Verstappen. O alemão tentou dar o bote, mas encontrou um jovem holandês encrespado, que não queria vender a posição barato.
69/70: Partindo para o tudo ou nada, Rosberg tentou passar Verstappen por fora na última curva e acabou rodando.
70/70: Lá na frente, Hamilton cruzou a linha de chegada com 5s de vantagem para Vettel. Bottas completou o pódio 45 atrás do britânico.
FT;GE
Comentários