(Foto Repórter Claudio Bittencourt)
Mal-estar,febre, dores no corpo e diarreia,sintomas característicos das viroses elevam número de pacientes nos postos e pronto socorro da cidade,com suspeita de Dengue, Zika e Chikungunya. Segundo informações da mídia ,a procura por atendimento cresceu nas últimas semanas.
Desde amanhã desta segunda-feira a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) localizada no bairro Nova Itapetinga,atendeu um grande número de pessoas entre crianças,adultos e idosos,com febre ,onde segundo informações seria proveniente de uma virose,onde todos foram atendidos,sendo que alguns permaneceram em observação.
Estas doenças são adquiridas através da picada do mosquito Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue.
SINTOMAS:
De acordo com informações do site saude.ba.gov.
A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.
Dengue
O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.
Chikungunya
Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.
Zika
Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.
PERIGOS:
Dengue
A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com Dengue.
Chikungunya
A a principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.
Zika
As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré.
TRATAMENTO:
Os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. Vá ao posto de saúde se estiver com os sintomas. Evite a automedicação.
Fonte: www.itapetingaacontece.com com informações de saude.ba.gov
Comentários