A SECA E A CHUVA
Depois de sofrer com a seca que predominava a região desde Itapetinga a outras cidades,onde era comum muitas queimadas,animais perecendo e a vegetação morrendo,mas veio a chuva, onde muitos se alegraram e agradeceram a Deus por esta benção e ainda até hoje estão agradecendo.
ARVORES CAÍRAM
A CHUVA
Em alguns pontos a chuva veio forte onde arvores foram arrancadas pela raiz com o vento ,bueiros entupidos não permitiram a escoação da água,lama,buracos na entrada que dá acesso aos Residenciais 12 de Dezembro,José Ivo e Vila Érica.
(Ver matéria)
O APAGÃO
Na sexta -feira(22) por volta das 20:30hs houve o primeiro apagão,mas voltou logo...mais tarde no início do dia (23) do Sábado novamente o apagão mas esse foi definitivo ao qual levou a cidade a decadência encaminhando rapidamente para o fim, para a ruína.
(Ver matéria).
FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA
Tudo somente funcionava com dinheiro em espécie,parou tudo:Internet,redes móveis,(com exceção da operadora"oi"),Emissora de rádios,sites,ar condicionado,aparelhos eletrônicos (mesmo com baterias) pois tudo descarregavam rapidamente...
FIOS E REDES DANIFICADAS
Em algumas ruas do centro da cidade e bairros balizas eram colocadas para alertar pedestres e condutores de veículos não aos constantes perigos de decapitação e possíveis choques.
VEÍCULOS
Devido a falta de energia,os postos de abastecimentos pararam de funcionar,pois não podiam abastecer os veículos, fazendo com que muitos condutores abandonassem seu veículos em casa.
CIDADES AFETADAS
Além de Itapetinga outras cidades enfrentaram os mesmos transtornos como por exemplo:
Itarantim, Potiraguá, Caatiba, Encruzilhada, Distrito de Boa Vista da Tapera,Itambé, Maiquinique, e Ribeirão do Largo.
INSEGURANÇA
Os supermercados com portas fechadas,pois o medo tomava conta dos proprietários,mototaxistas não rodavam durante a noite,poucos eram os que se arriscavam,quando passava um carro da policia ou da companhia de energia,o povo se alegrava.
FALTA DE ÁGUA
Os banhos eram reduzidos,não havia mais água nas torneiras,muitos aproveitaram a água que caia da chuva.
POSSÍVEIS PREJUÍZOS
Mesmo com promoções de última hora,em diversos estabelecimentos,os comerciantes ainda tiveram prejuízos,pois muitos não estavam preparados e foram surpreendidos com o descongelamento de muitos produtos perecíveis como por exemplo: Leite,Frango,Carne,entre outros.
AS FILAS NOS POSTOS
A falta de gasolina se originalizou na cidade de Itapetinga no sudoeste da Bahia,apos a interrupção da energia elétrica que deixou a cidade as escuras por pelo menos 42 horas ,com isso todos os postos da cidade deixaram de abastecer os veículos.
(Ver matéria)
FILA PARA COMPRAR GELO
(Fotos do gelo repórter
Jorgemy Santana)
Para não ficarem totalmente no prejuízo,muitos donos de estabelecimentos acordaram cedo para conseguir comprar gelo em uma distribuidora onde era liberado uma senha por pessoa para adquirir 4 pacotes de gelo.
RICO e POBRE
Sem ar condicionado,sem gasolina,sem internet,sem telefone,cartão de crédito não valia nada,sem TV,sem nada.
O RESTABELECIMENTO DA ENERGIA
Por longas horas técnicos da COELBA tentaram até conseguirem restabelecer a tão esperada energia elétrica solucionando definitivamente por volta das 17:50 hs deste domingo (24).
O problema foi causado em uma torre de Transmissão,onde cabos acabaram se rompendo tendo como consequência a interrupção do fornecimento da energia.
Devido a chuva e a região ser um local de difícil acesso os técnicos da alcançaram seus objetivos,que foi o ressarcimento da energia em toda a região,uma vez que tiveram que erguer estruturas para sustentação dos cabos,na localidade de serra entre Ponto do Astério ,uma tarefa árdua que valeu a pena e terminou com um final feliz sem nenhum registro de acidentes.
Fonte:
(Itapetingaacontece)
Comentários